Desempenho Socioambiental


Além de participar do Comitê de Meio Ambiente da ABCE (Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica) e de Comitês de Bacia hidrográfica, o Grupo Energisa possui parceria com o Sebrae, Senai e Firjan para o desenvolvimento de projetos socioambientais, Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul, CARE (Cooperativa dos Catadores do Estado) e FECARSE (Federação dos Catadores de Sergipe), por meio da doação dos resíduos sólidos recicláveis, dentre outras instituições.

Além de distribuir energia de qualidade aos seus milhões de consumidores, o Grupo Energisa está presente em todas as regiões do país, cumprindo o seu papel sociocultural e ambiental com inúmeras ações voltadas à sociedade e seu desenvolvimento socioeconômico e ambiental.

As necessidades e expectativas da sociedade são identificadas por meio de contato proativo constante de seus diretores, gerentes, supervisores e funcionários junto às organizações representantes da sociedade, órgãos públicos, empresários, entidades filantrópicas de sua área de concessão.

Para gestão constante dos aspectos socioambientais do negócio, no Grupo Energisa cada empresa possui suas equipes socioambientais e todos têm como política a busca constante na melhoria do desempenho de seus produtos e serviços, considerando aspectos qualitativos, econômicos, ambientais e de saúde e segurança, assegurando dessa forma o desenvolvimento sustentável.

A seguir são apresentadas as principais iniciativas desenvolvidas ao longo de 2015 pelo Grupo para garantir uma atuação responsável, o desenvolvimento social e a preservação ambiental.

Atuação Responsável

Promoção da eficiência energética

A Energisa incentiva a utilização da energia elétrica de maneira adequada, eficiente, minimizando riscos e reduzindo perdas. Por isso, investe em projetos que aumentem a eficiência energética e em campanhas e ações para manter os consumidores bem informados quanto ao uso consciente e responsável desse recurso.

Todos os projetos são realizados seguindo as normas da Aneel, por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), que determina que as distribuidoras de energia de todo o país invistam parte de seu faturamento em projetos voltados à redução do consumo de energia. Em 2015, os recursos de Eficiência Energética somaram R$ 75 milhões e foram destinados às diversas ações para o estímulo do consumo consciente de energia elétrica, destacando-se os seguintes projetos:

Energisa Solidária

O consumidor troca um eletrodoméstico antigo por um novo, com selo Procel de eficiência energética, e paga apenas metade do preço, com outra metade paga pela Energisa.

Nossa Energia

Iniciado no segundo semestre de 2015, o projeto promove ações educativas e a substituição de geladeiras para que seus consumidores reduzam o consumo de energia elétrica.

Atuação do projeto Nossa Energia
- Substituição de geladeiras e lâmpadas para famílias com baixa renda
- Visita às escolas de ensino fundamental para realização de experiências e doação de livros didáticos que fixam conceitos sobre o uso eficiente e seguro de energia elétrica

Espaço Energia

Mantido em Campo Grande (MT) e João Pessoa (PB), recebeu 31 mil visitantes no ano, dando a eles uma visão da energia elétrica, desde a geração ao cliente final, por meio de experimentos físicos, recursos audiovisuais e recreação.

Conta Cidadã

em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo, Paraná e Paraíba, os consumidores trocaram 4.300 toneladas de seus resíduos recicláveis por bônus na conta de energia.

Irrigação Eficiente

O projeto dissemina métodos energeticamente eficientes de irrigação e proporciona aos agricultores uma nova consciência em relação ao uso racional de recursos como água e energia. Além disso, eles passam a desfrutar de tarifa especial e reduzem seus custos.

Presente do Bem

no Mato Grosso, novos consumidores cadastrados na Tarifa Social que acabaram de receber a ligação de energia pelo programa do Governo Federal Luz Para Todos são presenteados com uma geladeira.

Ácqua Eficiente

Substituição de motores antigos por motores de alto rendimento, instalação de inversores de frequência, substituição e ampliação das tubulações nas áreas de irrigação no Mato Grosso.

Projeto Aquecedores Solares

Instalação de 2.477 aparelhos de aquecimento solar em substituição ao chuveiro elétrico para consumidores baixa renda da concessão de São Paulo.

Mitigação dos impactos

A Energisa mitiga potenciais impactos negativos de suas atividades por meio de programas e práticas que compõem o Sistema de Gestão de Meio Ambiente, Aspectos Sociais, Saúde e Segurança (SGMASS) e o Sistema de Gestão Socioambiental (SGSA). Dentre os programas e práticas implementados, destacam-se:

Atendimento à emergências

O Grupo possui planos de contingência e emergência para controlar possíveis impactos negativos no meio ambiente ou na sociedade derivado de acidentes e emergências em suas atividades.

Do ponto de vista ambiental, o Sistema de Gestão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança (SIGMASS) contempla Instruções de Controle Ambiental (ICA) que cuidam da prevenção e controle de contaminação do solo e da água por óleos e graxas, por produtos químicos diversos não degradáveis, e águas residuais.

Em relação aos impactos à integridade física e social, o Grupo possui Plano de Contingência e Emergência de segurança, que determina uma série de procedimentos a serem realizados para controlar a emergência, comunicar a sociedade com transparência e articular o apoio de outras instituições.

A Energisa também possui Plano de Contingência e Emergência no caso de calamidade pública, que descreve ações que as áreas deverão praticar quando ficar configurada uma situação de emergência ou calamidade pública vivida por qualquer região localizada dentro da área de concessão do Grupo.

Gestão ambiental

A preservação do meio ambiente sempre foi uma das grandes preocupações das empresas do Grupo Energisa, que tem um compromisso permanente de convivência harmoniosa com os recursos naturais, pensando sempre no desenvolvimento do País e no conforto dos clientes através de ações sustentáveis e responsáveis ambientalmente.

Todas as subsidiárias tratam os impactos ambientais de seus serviços e instalações com programas e práticas que evidenciam a sua preocupação e responsabilidade para com o meio ambiente e têm como política a busca constante na melhoria do desempenho de seus produtos e serviços.

As distribuidoras do Grupo fazem parte de diferentes organizações para preservação ambiental e sustentabilidade, como o Comitê de Meio Ambiente, o Instituto Ethos, o Conselho Interinstitucional de Educação Ambiental, o Conselho Estadual de Recursos Hídricos, entre outros, e são filiadas à Associação Brasileira de Companhias de Energia.

Para manter o alto padrão e a evolução de sua gestão ambiental, em 2009, o Grupo Energisa implantou, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Sistema de Gestão de Meio Ambiente, Aspectos Sociais, Saúde e Segurança do Trabalho (SGMAAS).

Com ele, todas as empresas do Grupo Energisa, em conjunto com os colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços passaram a adotar ações que busquem sempre a preservação ambiental e a melhoria constante da qualidade de vida em todas as atividades, considerando os seguintes princípios:

A Companhia busca mitigar impactos ambientais e promover a educação, por meio de diversas iniciativas:

Educação para o desenvolvimento

Na linha do desenvolvimento econômico das áreas de concessão, o Grupo – por meio de suas subsidiárias – investe em projetos específicos de incentivo à educação:

Ações socioculturais

A Energisa patrocina, por meio das Leis de Incentivo à Cultura Estadual e Federal, projetos sociais e culturais que apóiem comunidades inseridas nas áreas de atuação da empresa.