Conselho de Administração


O Conselho de Administração da Energisa é responsável por supervisionar e controlar as atividades da Companhia, além de definir a estratégia do negócio e ficar atento à execução dos planos definidos.

O órgão tem deliberação colegiada e é composto por sete membros, sendo dois representantes de acionistas minoritários, eleitos em Assembleia Geral para um mandato de até dois anos, podendo ser reeleitos.

Membros do Conselho
de Administração

Nome Cargo Eleição Término
Ivan Muller Botelho Presidente 25/04/2014 AGO 2016
Ricardo Perez Botelho Vice-Presidente 25/04/2014 AGO 2016
Omar Carneiro da Cunha Sobrinho Conselheiro 25/04/2014 AGO 2016
Marcílio Marques Moreira Conselheiro 25/04/2014 AGO 2016
Antônio José de Almeida Carneiro Conselheiro 25/04/2014 AGO 2016
Marcos Barbosa Pinto Conselheiro 25/04/2014 AGO 2016
Luiz Henrique Fraga Conselheiro 25/04/2014 AGO 2016
Maurício Perez Botelho Suplente 25/04/2014 AGO 2016
Pedro Boardman Carneiro Suplente 25/04/2014 AGO 2016
Andre La Saigne De Botton Suplente 25/04/2014 AGO 2016
Gabriel De Andrade Levy Suplente 25/04/2014 AGO 2016

Currículo dos Conselheiros

Vice Presidente da ABRASCA - Associação Brasileira das Companhias Abertas; Vice Presidente da ABCE - Associação Brasileira das Concessionárias de Energia Elétrica; Membro do Conselho Consultivo da FIEMG - Federação de Indústrias do Estado de Minas Gerais; Membro do Conselho Empresarial de Política Industrial da Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Ex-Engenheiro Eletrônico da CFLCL; Ex-Engenheiro Eletrônico da GTE Laboratories e da GTE Communications Products - Tempe, em Arizona (EUA); Ex-Chefe de Equipe de Desenvolvimento da Micron Technology - Signal Processing Group, em Arizona (EUA); Ex-Membro do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Nova América S/A; Vice-Presidente do Conselho de Administração da Energisa Sergipe, Energisa Paraíba, Energisa Borborema e Energisa S.A.. Presidente do Conselho de Administração da Cat-Leo Cise (atual Energisa Soluções) e da Usina Termelétrica de Juiz de Fora.

Ex-Presidente da Shell do Brasil S/A e da Billiton Metais S/A; Vice-Presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro; Ex-Presidente da AT&T Brasil Ltda. e Membro de Administração de Brazilian Fast Food Corporation.

Ex-Membro do Conselho de Administração do BNDES, Ex-Vice-Presidente e Membro do Conselho de Administração do Grupo Unibanco; Ex-Embaixador do Brasil junto ao Governo dos Estados Unidos da América; Ex-Ministro da Economia, Fazenda e Planejamento; Ex-Assessor Especial da Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro; Consultor Internacional Senior da Merril Lynch & Co.; Membro dos Conselhos Consultivos da American Bank Note-Brasil, Marsh & McLennan Companies e da Embratel.

Diretor das empresas Multiplic Empreendimentos e Comércio Ltda, Sobrapar Sociedade Brasileira de Organização e Participações Ltda., Agropecuária Ponte Nova Ltda., Multiplic Ltda. e 196 Participações Ltda.

Ingressou na Gávea em maio de 2011 como sócio. Anteriormente, Marcos foi diretor da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) de 2007 a 2010 e foi assessor - chefe do presidente do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) de 2005 a 2006. Marcos também atuou como advogado nos escritórios Morrison & Foerster LLP, na Califórnia (2001-02) e Levy & Salomão Advogados em São Paulo (2003-04), onde assessorou clientes em fusões e aquisições e operações de private equity. Marcos é bacharel e doutor em direito pela Universidade de São Paulo, detém um Mestrado em direito pela Universidade de Yale e um mestrado em economia pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Foi, também, pesquisador visitante na Universidade de Columbia e professor de direito societário da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro (FGV-RJ). Atualmente ele é membro do Conselho de Administração da Multiterminais, Unidas e Chilli Beans.

Sócio-fundador da Gávea Investimentos, Luiz é membro dos Comitês de Investimento de Private Equity, e Imobiliário, Comitê de Valuation de Private Equity, do Comitê Executivo e do Comitê de Remuneração do Grupo Gávea e é responsável pela área de Private Equity. Entre 1994 e 2002, Luiz foi presidente da Latinvest Asset Management e sócio da Globalnvest Management Co., uma das maiores empresas independentes de gestão de recursos dos Estados Unidos (value investing em renda variável na América Latina). Desde 1994, as operações da Globalvest foram concentradas no mercado brasileiro, através da Latinvest. Luiz também supervisionava as iniciativas da empresa na área de venture capital através da LatinTechCapital. Previamente, ele trabalhou na Bear Stearns (BS) como diretor para Mercados Emergentes e chefiou as atividades de fusões & aquisições e finanças corporativas do BS no Brasil (1989-1994). Luiz também ocupou posições de chefia nas áreas de trading de renda fixa e renda variável, sendo responsável pela carteira proprietária da BS na América Latina. No período de 1986-1989, foi Diretor da filial do Unibanco em Nova Iorque e trabalhou na divisão de finanças corporativas do Citibank no Brasil. Luiz possui um MBA em Finanças pela American Graduate School of International Management (Thunderbird, 1985) e é graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica no Rio de Janeiro (1982).

Ex-Analista de Projetos da Dow Corning Corporation (Midland - USA); Ex-Assistente Financeiro do Vice-Presidente da American Express Bank (New York).

Graduado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RIO, em 2010. Experiência Profissional: Sócio e Operador de Mercado Financeiro da Dinâmica Investimentos e Empreendimentos; Ex-estagiário do Banif – Banco Internacional do Funchal (Brasil) S.A.; Ex-estagiário da Corretora Liquidez.

Presidente da ACV Comércio e Participações e da SPA do Brasil S/A; Ex-Presidente da Mesbla; Membro dos Conselhos de Administração da NRF – National Retail Federation (New York), GAM (Global Asset Management) Emerging Markets Multi-Fund I e II (Londres), Makro Brasil – Atacadista, Supergasbras S/A – Distribuidora de Gás, Ceras Jonhnson do Brasil, Propay Brasil, Pronatura (Fundação para proteção da natureza e da vida selvagem); The Nature Conservancy (Brasil), Conservation Internacional Brasil, Fundação Santa Ignez, International Advisory Council of the Américas Society (New York) e Novo Horizonte.

Ingressou na Gávea em outubro de 2010. Anteriormente, Gabriel foi sócio de 2008 a 2010 da Sparta Fundos de Investimentos, atuando como estrategista e gestor de ações. Antes disso foi analista de ações e membro do Comitê de Investimentos no Modal Asset Management de 2005 a 2008. Gabriel é bacharel em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e detém Mestrado em finanças pelo IBMEC-RJ. Atualmente ele é membro do Conselho de Administração da Multiterminais e membro do Comitê de Auditoria e Riscos da Energisa S.A..